21 de julho de 2013

O verdadeiro Cheesecake de Framboesa


Quando procuramos uma receita de cheesecake acabamos sempre por encontrar diversas soluções que acabam por resultar em receitas muito distintas em sabor e principalmente em textura.
As receitas de cheesecake tendem a incluir gelatinas que irão ajudar a dar forma à "tarte", outras resultam numa tarte gelada. 

Em qualquer caso são sempre receitas deliciosas e frescas, óptimas para a primavera e verão, sempre compostas por uma base de bolacha, um recheio de creme branco (por vezes misturado com pedaços de frutos) e uma cobertura de doce de frutos vermelhos, morango, etc... esta é a idealização do típico cheesecake.

A receita que apresento procurou realizar o "verdadeiro" bolo de queijo! Ou seja, uma tarte de queijo que vai ao forno para ganhar aquela textura meio pudim, meio bolo, cremosa, suave, levemente texturada, que só com um creme de queijo é possível conseguir.

Optei por fazer um de framboesa pois esta é mais ácida que os morangos e mais suave que uma mistura de frutos vermelhos (amoras, mirtilos, morangos, framboesas, etc), o que acaba por contrastar com a base de queijo que é bem mais doce nesta solução de forno.
Este receita é melhor feita num dia e consumida no seguinte pois irá ajudar a solidificar a tarte.

Veja a receita já a seguir!

Ingredientes:

1 frasco doce de framboesa (ou de frutos vermelhos)
250g bolachas de aveia (também é agradável com bolachas digestivas)
150g Manteiga (uso Vaqueiro Barras)
2 ovos inteiros
1 gema de ovo
80g açúcar
1 pacote açúcar baunilhado (uso Vahiné 7,5g)
500g de queijo creme (usei light / magro)
1/2 Limão (sumo)
2 c. sopa amido de milho (uso Espiga)
5g sal fino
1 dl creme de soja para culinária (podem ser usadas natas)
125g de framboesas frescas para decorar (uma caixinha)

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Forre com papel vegetal uma forma redonda de fundo amovível.
  3. Triturar as bolachas de aveia até ficarem reduzidas a areia (10seg. vel. 9)
  4. Junte a manteiga (à temperatura natural) e junte-a às bolachas trituradas, aos poucos, envolvendo sempre até obter uma massa homogénea (10seg. vel.5).
  5. Use a massa de bolacha para forrar o fundo da forma, calcando bem para conseguir um base espessa e compacta (cerca de 1cm se possível). Coloque a forma no congelador (ou no frigorífico) para solidificar a base em bolacha enquanto prepara o restante.
  6. Bata juntamente os dois ovos inteiros, o açúcar e o açúcar baunilhado até obter um creme fofo (2min. vel.5)
  7. Adicione o queijo creme e bata novamente a mistura, juntando de seguida o sumo de limão, o amido de milho, o sal e o creme de soja. Bata tudo até conseguir um creme homogéneo e fofo (2min.vel.5).
  8. Deite o preparado na forma e leve ao forno durante cerca de 30min.
  9. Após este tempo baixe a temperatura e continue a cozedura durante mais 30min. Findo este tempo, verifique que o recheio já apresenta alguma consistência e se começa a ganhar um tom dourado nas bordas e topa. Caso ainda esteja ainda algo líquido ou ainda sem nenhuma tonalidade deixe o tempo necessário, verificando cada 10min. Este controlo depende muito do tipo de forno e programa escolhidos (caso o seu forno tenha programas). O objectivo é conseguir uma tarte em que o recheio cozeu e ficou mais sólido, apresentado-se ligeiramente dourado no topo. 
  10. Retire do forno e deixe arrefecer por completo. Coloque no frigorífico durante 4h ou de um dia para o outro.
  11. Antes de servir, ou uma horas antes, desenforme o cheesecake e espalhe o doce por cima e decore com as framboesas. Coloque no frigorífico até à hora de servir.








2 comentários:

  1. Respostas
    1. Experimente e depois diga se gostou! Estou curiosa para saber! :-) obrigada por acompanhar o blog!

      Eliminar